sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Férias... Pra que?!

'Se todo o ano fosse de férias alegres, divertirmo-nos tornar-se-ia mais aborrecido do que trabalhar'.
(William Shakespeare)



As férias são um período de descanso periódico de uma atividade constante - geralmente trabalho ou estudo, e o período de duração varia de acordo com a legislação de cada país.
É comum encontrar pessoas altamente estressadas que recorrem à expressão 'preciso de férias' para explicar - e até justificar, atitudes fácilmente definidas como sendo pura falta de educação.
No entanto, quando se encontram em gozo das férias o que fazem? Se estressam ainda mais pela mudança de rotina, pela necessidade de conviver de perto e cotidianamente com outras pessoas que não 'colegas de trabalho', e até mesmo pelo ócio improdutivo.
Então, qual a solução para tamanho paradoxo? Como fazer para gozar as férias distante do trabalho e/ou da sala de aulas, permitindo a sí mesmo descanso físico e mental?
A palavra é... Planejamento! Planejar o que fazer quando nada tiver a fazer é tão importante quanto administrar a agenda e os horários dos dias de labuta.
É uma atividade simples - porém sempre relegada, mas que se for levada a sério pode ajudar qualquer um a ter férias prazerosas - ou infernais.
Economizar ao longo do ano uma quantia - por menor que seja, para 'torrar' nas férias, nos dá aquela deliciosa sensação de 'presentar a sí mesmo' com todas aquelas banalidades que não nos permitimos rotineiramente, mas das quais nos sentimos merecedores e de cuja falta nos ressentimos. A ponto de nos estressar!

'O rico viaja somente em férias - porque trabalha muito. O pobre viaja todos os finais de semana - porque quer aproveitar a vida'.

Uma hora a mais de sono pela manhã - ao longo de duas ou três semanas, faz milagres em um organismo condicionado a despertar regularmente à 6 em ponto. É o descanso físico. Indispensável!
Um simples passeio a pé circulando entre as pessoas - e observando seu comportamento, pode resultar um mudanças consideráveis em nossas próprias atitudes em relação ao demais.
Lembre-se. Você está de férias! Se não tem por que ter pressa, ceda a vez na fila do caixa no supermercado, abra caminho para a passagem de alguém apressado, ofereça ajuda a alguém desconhecido que esteja transportando sacolas ou pacotes.
Esses atos de cortesia - solenemente dispensados quando estamos na correria, nos proporcionam um prazer indescritível, e um descanso psicológico extraordinário.
Você está de férias! Esqueça os cursos de idiomas ou de qualificação profissional.
Sabe aquele curso de música, pintura, ou de artesanato? Fazer isso nas férias pode te levar a adquirir conhecimentos que vão arejar suas conversas, além de encontrar e conhecer pessoas que nem imaginava existir.
Sabe aquela mudança na decoração de casa? A mudança de lugar dos seus móveis? Faça isso nas férias! E redescubra o prazer de voltar para casa ao final do dia.
No entanto, a maioria das pessoas ainda vinculam férias a 'não fazer nada', se esquecendo que 'ele' está de férias mas o mundo não parou por isso.
Pior ainda é sair de férias e decidir de última hora... viajar. Praia? Campo? Cidade histórica? Para o exterior? Esse pesadelo quase sempre resulta em uma frustração descomunal, pois viajar implica em variáveis como transporte, hospedagem, alimentação, adaptação ao clima e etc.
Tudo isso leva a gastos que - se não forem planejados, poderão gerar dívidas que levarão ao estresse que te levarão de volta ao 'preciso de férias'.
Então... Enquanto trabalha, planeje suas férias! Dê a sí mesmo esse prazer e aí, quando retornar ao trabalho - com aquela invejada expressão de felicidade descansada - e cheio de novidades para contar, poderá recitar alto e bom som: 'Nunca saio de férias. Eu entro em ócio criativo'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário